Benefícios da psicoterapia

Benefícios da psicoterapia

A palavra  benefícios está ligada a  resultados, já ouvi pessoas dizerem “como só ficar falando pode trazer algum resultado ou benefícios”. Essa é uma ótima pergunta eu vou fazer o possível para respondê-la.
A falaé o primeiro benefício da psicoterapia, sim isso mesmo, a fala não diz apenas do processo, uma vez que ela que dá forma aos sentimentos e pensamentos, faz com que cada palavra se encha dos sentimentos que antes estavam armazenados dentro de você e que encontram a oportunidade de sair. Nesse processo é normal acontecer uma leveza, mas não significa a solução do problema ou do incômodo.
O segundo benefício da psicoterapia é oser ouvido, existem pessoas que quando estão muito irritadas falam sozinhas, ou escrevem, mas não foram efetivamente ouvidas. O psicólogo está com a sua atenção voltada para você e sua história, é o que chamamos de escuta terapêutica ou qualificada. A partir dessa escuta chegamos ao terceiro benefício, que é a possibilidade de ampliação. Gosto muito de definir o trabalho do psicólogo como a ampliação de perspectivas, ou seja, quando o paciente tem alguma questão, seja um sonho, ansiedade, ou qualquer outra questão, toda a sua atenção está voltada para aquela temática isso faz com que deixe de ver um série de outras coisas. Digamos que é  como se estivesse com uma lupa e o profissional da psicologia busca por meio de um trabalho em conjunto promover a ampliação dessa ótica, permitindo assim que sejam feitas escolhas diferentes.
Decorrente desses 3 pontos vão surgindo uma série de outros benefícios tais como: autoconhecimento, que é saber mais sobre si mesmo e a forma que lida com cada problema,  reconhecimento de padrões familiares que de maneira automática vão fazendo com que pessoas vivam em um looping, quase como se voltasse para as mesmas situações mesmo que tenham tentado fazer tudo diferente.
Reconhecimento das suas emoções e mais do que isso a possibilidade de aprender a lidar com elas, maior segurança nas decisões, desenvolvimento pessoal, tolerância à frustração, superação de conflitos internos e superação de traumas e abusos.
Por fim, acredito que a psicoterapia permite o empoderamento e autonomia, não é difícil encontrar alguém que te diga o que fazer o importante é encontrar alguém que  possibilita que você descubra e faça o que realmente quer.
 

Compartilhe este post: