Psicoterapia.
A psicoterapia é o nome utilizado para o tratamento psicológico e embora seja um processo único para cada pessoa, vamos comentar os 3 pontos principais, que juntos podem promover mudanças significativas na vida das pessoas, sendo eles:
1 – Liberdade de expressão
No processo psicoterapêutico é muito importante que o paciente esteja à vontade para dizer da maneira mais sincera como se sente, pois em um mundo onde as convenções e a correria impedem que as pessoas se expressem verdadeiramente, então ter um espaço em que você pode ser você mesmo, seja nos aspectos positivos ou negativos, faz muita diferença. Esse é um ponto que ajuda muito na hora de buscar um psicólogo, você deve se sentir acolhida (o) e confortável.
2 – Reflexão
A possibilidade de ampliar perspectivas e atualizar conceitos que até o momento eram tidos como verdades absolutas. O psicólogo com sua formação e compreensão sobre os processos psíquicos, realizam intervenções que facilitam essa reflexão. Esse processo é muito importante, pois quando estamos envolvidos em um problema, é como se todas as possibilidades estivessem restritas e esta reflexão permite que surjam outros caminhos possíveis.
3 - Compreensão a partir da ressignificação
A partir do momento que o paciente é capaz de compreender quais as suas ações, comportamentos e sentimentos, ele pode realizar escolhas diferentes, elaborar traumas e medos que poderiam estar impactando diretamente em diversas áreas da sua vida.
Esses 3 pontos são bases de um processo que reflete a arte de aprender a sentir. No decorrer da nossa vida aprendemos a pensar, a resolver tudo de maneira rápida e prática, mas esquecemos de sentir, de olhar para nós mesmos e a psicoterapia é uma forma de promover a sua saúde emocional, ou seja, de que ás pessoas não apenas aparentem estarem felizes e satisfeitos, mas que elas realmente estejam.
A partir dos pontos citados, podemos concluir que a terapia é para todas as pessoas, não somente para quem tem uma patologia diagnosticada (Depressão, Ansiedade, Transtorno de Pânico, etc), pois ela favorece o autoconhecimento, o desenvolvimento pessoal e profissional, inclusive tem um caráter preventivo, evitando que essas doenças se instalem.