LUTO – Processo natural diante das perdas

LUTO – Processo natural diante das perdas

O luto é uma reação esperada, diante de uma perda significativa.  É um episódio de grande dor, advindo da sensação de vazio. O luto na maioria das vezes é mencionado quando acontece a morte concreta de alguém, porém ele também acontece diante de outras perdas, como uma separação, perda de um emprego e até mesmo diante de uma doença.

Cedo ou tarde, o luto estará presente na vida de todos nós, porém pode existir uma complicação nesse processo e tornar-se patológico –Para saber mais sobre o luto complicado,Clique Aquigerando um grande impacto na vida do enlutado, inclusive doenças físicas e mentais.  

Atualmente a nossa cultura não tem espaço para o luto, pois a morte é vista com um tabu, que ninguém quer pensar a respeito. Precisamos falar sobre a morte, compreender que ela faz parte da nossa existência. Falar da morte, é inevitavelmente falar da vida, pois somos seres mortais.  Atualmente não existe tempo para vivenciar a dor da perda, é como se fosse uma vergonha estar triste ou sofrendo. Nesse processo de disfarçar a dor, ou até mesmo ignorá-la, a situação tende a se agravar muito.  Quanto mais um sentimento é ignorado, mais ele toma força. O luto precisa de tempo, espaço e permissão para que aconteça naturalmente, de acordo com a singularidade de cada pessoa.

É muito importante contar com apoio diante de uma perda.  Esse apoio geralmente vem da família e de amigos, porém contar com a ajuda de um profissional pode contribuir muito com a passagem por esse momento tão difícil.  Lembrando que o Luto tem começo, meio e fim, porém o tempo é muito particular de cada um. Ultrapassar a fase do Luto, não quer dizer esquecimento, pois a lembrança sempre estará presente, porém essa memória terá um novo significado.

A Psicoterapia atua como um espaço onde é permitido vivenciar o luto, um lugar facilitador, no qual é possível falar, expressar sentimentos, compartilhar vivências e recordações.  O psicólogo caminha ao lado do enlutado, que passa por diversas fases quando existe a perda, desde a negação do fato em si, até a aceitação, construindo um novo significado, permitindo que o curso de sua vida seja seguido.

 

Compartilhe este post: